Você responde ou visita o blog de quem comentou?

Particularmente falando e não generalizando a história toda, vou falar por mim! 

Eu adoro receber comentários sobre todas as coisas que eu escrevo aqui. Adoro cada palavra, cada relato, porém, entretanto, toda vida, não tenho costume de responder os comentários, por duas razões:
1 - eu acho que a pessoa não vai voltar aqui para ver uma resposta
2 - acredito que quem comente nos blogs é porque gosta do conteúdo e porque quer uma visita em seu blog.


Algumas blogueiras que eu acompanho, respondem aos comentários, apenas visitam o blog, e uma minoria faz os dois. Eu já tentei responder aos comentários e achei um pouco massante de fazer isso. E também desanimei, porque eu não sabia se a pessoa voltava aqui para ler a resposta que eu dei. 

Eu quando gosto muito de um blog, gosto do que a pessoa escreve e comento, tenho o hábito de voltar no blog para ver se a pessoa me respondeu e se ela não me respondeu peço para que ela me responda, pois pra mim a resposta dela será muito relevante para as minhas futuras decisões ou pensamentos, opiniões, etc.


É sempre bom saber o que as pessoas pensam e fazer uma análise sobre o cenário para ver no que podemos melhorar, isso vale para todos os nichos possíveis que a gente se interesse. E hoje consultando uma resposta de um comentário que eu fiz no blog Vinte e Seis Páginas, parei pra pensar sobre isso tudo. 


Afinal, o que me motiva a continuar escrevendo durante todos esses anos são vocês que leem e comentam sobre meus posts, relatam suas histórias e compartilham um pouco de vocês comigo pelos comentários. Então eu quero saber o que você acha sobre isso!


Me conta: Você responde ou visita o blog de quem comentou?

Ajude - me a melhorar o conteúdo do blog respondendo a nossa Pesquisa de público!

Não esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais:

Comentários

  1. Leio todos os comentários e respondo o que acho que deve ser respondido, pois nem sempre o comentário abre espaço para resposta. Um ou outro visito, não sei por que chama a atenção e fico curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Eu tiro um tempo para responder comentários e visitar as páginas dos meus seguidores. Acho que é o mínimo que posso fazer por quem está sempre me acompanhando... faço isso tanto no blog, quanto no instagram e youtube e olha posso dizer uma coisa, o engajamento aumenta.

    ResponderExcluir
  3. Não sei por que mais não recebo notificações de resposta dos comentários que faço nos posts que leio, não sei se esqueço de marcar uma opção para isso...
    Eu geralmente visito os blogs que interagem comigo, e vou ver o que eles escrevem, se eu gostar eu sigo e acompanho. 🤍

    Estou voltando a escrever:
    Yohanna Ferraz | BLOG

    ResponderExcluir
  4. Assunto delicado esse, eu gosto de responder os comentários no meu blog mas, não é sempre que consigo e algumas vezes demoro um pouco. Mas, sempre leio e visito quem comentou lá. Acho que é bom para conhecer novas pessoas, trabalhos e agradecer pela visita.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Então Nati...
    Eu tentei responder também no começo, mas aí percebi que nem todo feedback cabe uma resposta, é achei que não valeria a pena encher a caixa de coments com respostas do tipo "obrigada".
    Mas quando necessário, respondo com atenção e carinho sim. Acho que isso pode aproximar a gente mais ainda dos nossos leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha eu respondo os comentários, mesmo concordando com você, acredito que a pessoa não vai voltar para ler a resposta haha

    ResponderExcluir
  7. eu leio tudo sempre e costumo sim retribuir as visitas :)

    ResponderExcluir
  8. Eu até tento responder a todos, mas tenho a consciência de que muito provavelmente a pessoa não retorne para ver o que respondi.

    ResponderExcluir
  9. Eu confesso que tento manter o hábito de responder a todos, mas acabo fazendo isso atrasada hahaha. É muita coisa para dar conta e, quando percebemos, já tem uma montanha de comentários acumulados para dar conta de responder. :D

    Beijos,

    FooDicas

    ResponderExcluir
  10. Eu parei de responder as perguntas que me fazem no meu blog e, na maioria das vezes, a pessoa que pergunta é blogueira e deixa o link do blog dela, então, eu vou lá no blog da pessoa, comento sobre a publicação mais recente dela e coloco um "OBS: respodendo a pergunta que ela me fez". Mas isso no caso de perguntas ou algo que eu queira falar para aquela pessoa.
    Marcela Miranda

    Beijo,

    ResponderExcluir
  11. Respondo e visito todos os sites. Adoro conhecer blogs novos

    ResponderExcluir
  12. Eu faço os dois. Temos que conhecer novas pessoas, novos blogs e sempre retribuir, é uma troca

    ResponderExcluir
  13. MENTIRA QUE VOCÊ ME CITOU???? AAAAAAA QUE QUERIDA! ♥
    Obrigada pelo carinho, anja. Eu tento responder os comentários sempre que posso, mas infelizmente não de imediato como gostaria porque a rotina me rouba tempo demais. Mas pode ter certeza que respondo sim!!

    Beijo, amei a citação! Sua visita lá no blog é sempre uma honra ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Na maioria das vezes gosto de voltar ver oque a pessoa me respondeu, porque sempre deixo minha opinião sobre o conteúdo.
    Mas noto que nem sempre quando uma pessoa deixa uma pergunta em meu blog respondo ela não volta.
    Mas sei que não e fácil sempre você voltar.
    Amei seu questionamento super legal de se pensar.

    Beijos
    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  15. Olá , sempre leio os comentários e se é uma pergunta respondo sim ? Mais não custumo recomendar .
    Gostei bastante de seu ponto de vista ,sobre.

    ResponderExcluir
  16. Normalmente respondo os comentários, mas concordo que somente alguns realmente requerem uma resposta. Já aconteceu de um comentário gerar vários outros ou abrir mesmo uma conversa com participação de outras pessoas. Acho interessante. Eu também tento visitar, principalmente quando deixam o endereço ou mesmo um convite.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que nessa troca de comentário que fazemos acabo não respondendo, pois muitas não voltam pra ver a resposta...tento às vezes visitar os blogs, mas é muito dificil, realmente deveriamos nos ajudar mais nesse sentido

    ResponderExcluir
  18. Eu geralmente não respondo os comentários só quando o leitor faz uma pergunta, mais sempre visito o blog de quem vem visitar o blog, gosto sempre de retribuir, bjs.

    ResponderExcluir
  19. Pois me Responda... rs
    Sinto muito frustada, pois adoro receber respostas... as vezes me abro num comentário. E me sinto frustada de não receber uma resposta. Apesar deu raramente responder um comentário no meu blog. Rs... mas repondo todos os emails.

    ResponderExcluir
  20. Eu costumo responder os comentários, principalmente se for uma dúvida que outro leitor pode vir a ter também. Quando tenho um tempinho visito os blogs de quem comentou no meu

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre tento responder a todos, as vezes confesso que não consigo fazer. Quando comento algum blog, sempre costumo voltar também.
    Bjs
    www.guriaantenada.com

    ResponderExcluir
  22. oi!
    Eu respondo todos os comentários e retribuo a visita e sempre que posso volto ao blog para ver as novidades ;)

    ResponderExcluir
  23. Eu geralmente tiro um dia da semana, domingo, pra olhar os comentários das pessoas nos meus posts. Mas eu não respondo todo mundo, respondo só quem fez comentários mais relevantes, os genéricos eu acabo evitando de responder, até porque nem resposta tem né hahahahahah
    Mas se eu me interessar eu visito sim, também assino as news de alguns blogs que eu adoro e sempre comento quando tem post novo!

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre respondo os comentários por que acho que eles também podem responder a dúvida de outro leitor que acessar o post! Também procuro visitar os blogs de quem comenta, se houver. Interagir é sempre importante!

    ResponderExcluir
  25. Oie, excelente discussão essa sua!!!
    Eu ás vezes visito o blog que comenta no meu. Mas não sempre, como agora meu tempo é curto, nem responder respondo. A não ser que seja algum comentário que me chama muita atenção, respoondo sim

    ResponderExcluir
  26. Eu respondo os comentários feitos no meu blog, mas nunca tinha pensado na parte da pessoa voltar ou não pra ler minha resposta, pois nunca me preocupei com isso.
    Eu visito alguns só. Que geralmente são os que eu gosto mesmo kkk

    ResponderExcluir
  27. Eu geralmente leio, respondo e interajo com todos que vem no meu blog, acho isso extremamente importante para nos ajudar cada vez mais!

    ResponderExcluir
  28. Eu leio, respondo quando tem identificação, quando o comentário é anônimo não tem quem responder. Contundo os comentários são sempre úteis para sabermos se estamos seguindo no caminho certo. Abraços perfumados!

    ResponderExcluir
  29. Eu leio todos os comentários e procuro responder a todos também, mas confesso que as vezes cansa um pouco, porque alguns as vezes tem a mesma resposta rs. E eu tento visitar a todos também, retribuir a visita e o comentário.

    ResponderExcluir
  30. Eu leio os comentários e geralmente respondo as perguntas deixadas. As vezes se deixa o link eu visito e comento também.

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Eu sempre respondo e leio os comentários, acho extremamente importante. Quando tenho tempo também gosto de passar nos links para visitar.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Eu faço as duas coisas, também me pergunto se recebem minha pergunta.

    ResponderExcluir
  33. Responder aos comentários realmente pode ser um pouco cansativo, mas conheço que gosto muito de vê postagens com comentários respondidos porque um futuro leitor pode ver que eu respondo a todos e se interessar a comentar e interagir na postagem, acho isso bem bacana.

    ResponderExcluir
  34. Sempre me esforço, viu!!! Espero que esteja correspondendo a altura!!!

    ResponderExcluir
  35. Olá! Eu sempre gostei de responder. Mas teve uma época que não conseguia dar conta. Hoje em dia minha intensão e responder sempre! É bom demais gerar essa interação!

    ResponderExcluir
  36. Na maioria das vzs eu respondo, acho importante. Porém nem sempre da, ai só curto.

    ResponderExcluir
  37. Não tenho tempo para responder, mas respondo quando o leitor me faz uma pergunta ou se percebo que estavam em dúvida. Normalmente eu vou ao blog dos visitantes sim ... Mas responder aos comentários é gratificante, então não acho que devemos enviar spam com a nossa resposta que atrapalha o blog. Devemos agir com sabedoria quando não houver perguntas ... As pessoas não deixam comentários apenas para não serem lidos. Ao responder, você não está apenas informando às pessoas que está envolvido ativamente na leitura dos comentários, mas também incentivando-as a voltar e comentar novamente mais tarde.

    Além disso, as pessoas que normalmente não comentam podem ficar felizes em saber que seu comentário será realmente lido.

    ResponderExcluir
  38. Oii! Eu comento sempre que acho que o conteúdo é bom. Acho importante o feedback do leitor. E muitas vezes compartilho com amigos também.

    ResponderExcluir
  39. Olá,

    Achei bem interessante você abordar essa questão aqui, pois é algo que de certa forma nos faz refletir. Eu leio todos os comentários e costumo responder, mas às vezes, com a correria do dia a dia acaba sendo difícil. Também sou dessas que vai visitar o blog de quem deixou o comentário e retribui a gentileza, acho isso muito importante e uma forma de compartilhar amor!

    ResponderExcluir
  40. Olá, tudo bem? Achei o post bem interessante, eu sempre tento responder mas ultimamente está tão corrido que não tenho conseguido, mas leio todos.

    ResponderExcluir
  41. Se o comentarista marca o "notifique-me" é bom respondermos os comentarios porque ele recebera o notificação que respondemos.. porém como não se tem certeza disso eu mesmo não costumo responder os comentários "Confesso". Quando ocorre uma pergunta mesmo na integra, ai sim respondo. No inicio eu incarava meus comentarios com esse aqui que faço como uma dialogo, uma confersa com alguém da mesa, mas depois vi que não é bem assim para muita gente. Chegava a salvar no navegador para voltar e ver se a pessoa falou comigo nos comentários mas fui desistindo ao poucos. Mas sim leio todos o do meu blog.. Bjocas Nati!

    ResponderExcluir
  42. Acho legal essa troca de interação dos comentário, sempre que leio algo que curto procuro comentar.

    ResponderExcluir
  43. Olá!

    Eu acho super importante a interação, os comentários e o blogueiro responder, dar atenção!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  44. Acho importante responder, tanto pela interação como também pra ajudar em alguma dúvida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro dia do mês - Uma nova trajetória

Conheça a Custom Necklace

Livre, liberta, liberdade