Vida adulta: ajudar em casa

O desenho Urso sem curso define minha família, sou o Pardo.


Você sabe qual é o seu papel dentro de casa, realmente? 

Quando você nasce, sua mãe particiona a vida dela para poder cuidá - la devidamente, dar atenção, amor, carinho, conseguir passar os princípios e valores para que futuramente seja uma pessoa de bem, do bem, para o bem e não uma pessoa sem escrúpulos. Elas doam todo o seu tempo para nós, esquecem de si mesmas para que tudo corra bem nesse processo de criação e ensinamentos que é criar uma criança, um novo ser pequenino que desde pequeno aprende o que é amor e atenção, principalmente  a proteção: bolha plástica invisível, que não deixe que nada e nem ninguém te prejudique, atrapalhe e faça mau/mal. 

Na infância, tudo é bom e divertido, desenhos animados e dormir até o meio dia, sem entender das obrigações que a vida irá te apresentar com o passar dos anos, mesmo querendo ser adolescente e quando adolescente querer ser adulto, sem saber a barra que é amadurecer. Pronto cresceu, e junto as responsabilidades de ir trabalhar e estudar, não ter muito tempo pra nada e nem pra si mesmo.

Você fez o papel de filho criança, agora de trabalhador e estudante e são todos feitos com "perfeição" (sei que ninguém é cem por cento em tudo, mas a "perfeição" citada quer dizer, dar o melhor de si nas atividades propostas, sejam elas quais forem.)?

O teu papel não se resume a trabalhar o mês todo, estudar o suficiente pra tirar notas boas, vai além disso, quando você chega em casa no final do dia, dá atenção pra tua família? Escuta a tua mãe? Teu irmão? Conversa com teus amigos? Consegue administrar teu tempo pra todos ficarem satisfeitos?

"Ah Nati, mas ninguém faz isso comigo, por quê eu tenho que fazer isso por alguém?"
Cada um tem que fazer a sua parte, isso aprendemos em casa e vale pra vida toda. Sabe aquele trabalho em grupo que tu sabe que ninguém vai fazer ou vão fazer meia boca, que tu pensa em desistir, mas depende daquela nota? Então, motiva os coleguinhas a cada um fazer a sua parte que tudo vai dar certo. E em casa não é diferente. 

Tem que ser recíproco. Se quer atenção, tem que dar atenção também, como em qualquer relação, tem que ser mútuo, uma via de mão dupla. Não tem nada mais gostoso do que demonstrar o amor e carinho que sente por alguém, lhe dando atenção e vendo a satisfação do outro por ser ouvido.

Então a partir de hoje reveja seus conceitos sobre o que é ajudar em casa, não é apenas trabalhar o mês todo, dividir as contas pelo número de pessoas que mora junto com você, ou seja sua família, pagar e ponto final. É além disso, é prestar atenção neles, é doar - se e participar na solução do problema de cada um e no todo também. Todos ganharão com isso, faça o teste.

Comentários

  1. Aprender a se dividir com todos que são importantes pra ti. Por muito tempo não me dividi assim, até o dia que meu pai disse sentir minha falta, me partiu o coração e a partir dali passei a ir ver eles toda semana independente de te de frio chuva ou calor, pq não sei até quando eles vão estar por perto. Ainda não aprendi a administrar 100% do meu tempo pois com meus amigos sou muuuiiiito em falta, não que eu tenha muitos mas mesmo com os poucos importantes eu me distanciei, mas como tudo é um aprendizado acredito que vou aprender a lidar com isso também. Teus textos são ótimos, sou suspeita pra falar mas sempre digo que a cada novo fica melhor. 😍

    ResponderExcluir
  2. É complicado isso de não se deixar perder em meio a obrigações e dar atenção ao que realmente importa. Família, amigos, amores.

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro dia do mês - Uma nova trajetória

Conheça a Custom Necklace

Livre, liberta, liberdade