atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente

fevereiro 07, 2013

Quando você entra em um estabelecimento o mínimo que você quer é ser bem atendido e sair satisfeito, para assim voltar outras vezes, mas para isso acontecer envolve várias coisas, como: o ambiente, a qualidade do atendimento e dos produtos. 

Os funcionários devem ser devidamente bem treinados para poder suprir todas as necessidades de seus clientes, independentemente do produto ou serviço que o estabelecimento oferece. Eles devem ter postura, educação e informar os prós e contras de cada produto, de uma maneira bem clara e objetiva, sem enrolar muito, falar gírias, intrometer-se na vida do cliente indiretamente com comentários inconvenientes, enganá-lo sobre o que se oferece e nem esconder informações importantes do produto. 

É essencial que quando o cliente entre, tenha alguém para recepcioná-lo mesmo que não seja uma pessoa com informações suficientes. Essa pessoa tem que sorrir, ser desenvolta o bastante para a abordagem de todas as pessoas que entrarem, pois todos são clientes em potencial. 



Não há necessidade de que os funcionários sejam instruídos apenas a atender pessoas brancas, magras e bem vestidas. Seja branco, vermelho ou amarelo, com roupas mais velhinhas, gordas, classe a, b ou c, todos tem condições de comprar, pois se entram em algum lugar é porque há interesse nos produtos ofertados. Além de causar um desconforto ao ser discriminado, na maioria das vezes o lojista acaba perdendo o cliente, por não saber instruir seus funcionários ou então educá-los novamente, já que em casa não foram. 

Qual é a primeira coisa que deve-se fazer no instante em que o cliente em potencial entra na loja? Cumprimentá-lo com um sorriso no rosto e oferecer-lhe a sua total disponibilidade para ajudá-lo a encontrar o que procura ali, dar instruções de como funciona, mostrar promoções, falar sobre as formas de pagamento acessíveis e ter bom senso para atender sem fazer piadinhas sem graça, gesticular demais, não fazer caretas e atender um cliente por vez, porque ninguém consegue abraçar o mundo sozinho. 

You Might Also Like

8 Comentários

  1. Olá Nati!
    É uma relação de dependência, o cliente precisa do atendente para comprar, e o atendente precisa do cliente para trabalhar. Aliás, todas as relações são de dependência. [sorrio]
    http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço do Jefh.

    ResponderExcluir
  2. Me perguntei o que motivou o post!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu post. Pois tem funcionários e funcionários. Alguns não tem paciencia, dá para ver que estão de "saco cheio" do serviço, mas se está lá tem que atender bem.

    ResponderExcluir
  4. Oi, passando muito rápido, sem tempo, sabe como é né??
    Tem postagem nova no blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, as vezes muitos funcionarios não tem paciencia para atender e acabam atendendo mal. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu acho que minha mãe trata bem os clientes dela.
    Eu acho rs

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma arte atender as pessoas. Mas olha, em épocas natalinas, já me vi abraçando o mundo (foi caótico, adianto)


    Beijos

    ResponderExcluir

Me diz o que você achou, o seu comentário é muito importante pra mim.
Obrigada!