Atendimento ao cliente
Quando você entra em um estabelecimento o mínimo que você quer é ser bem atendido e sair satisfeito, para assim voltar outras vezes, mas para isso acontecer envolve várias coisas, como: o ambiente, a qualidade do atendimento e dos produtos.
Os funcionários devem ser devidamente bem treinados para poder suprir todas as necessidades de seus clientes, independentemente do produto ou serviço que o estabelecimento oferece. Eles devem ter postura, educação e informar os prós e contras de cada produto, de uma maneira bem clara e objetiva, sem enrolar muito, falar gírias, intrometer-se na vida do cliente indiretamente com comentários inconvenientes, enganá-lo sobre o que se oferece e nem esconder informações importantes do produto.
É essencial que quando o cliente entre, tenha alguém para recepcioná-lo mesmo que não seja uma pessoa com informações suficientes. Essa pessoa tem que sorrir, ser desenvolta o bastante para a abordagem de todas as pessoas que entrarem, pois todos são clientes em potencial.
Não há necessidade de que os funcionários sejam instruídos apenas a atender pessoas brancas, magras e bem vestidas. Seja branco, vermelho ou amarelo, com roupas mais velhinhas, gordas, classe a, b ou c, todos tem condições de comprar, pois se entram em algum lugar é porque há interesse nos produtos ofertados. Além de causar um desconforto ao ser discriminado, na maioria das vezes o lojista acaba perdendo o cliente, por não saber instruir seus funcionários ou então educá-los novamente, já que em casa não foram.
Qual é a primeira coisa que deve-se fazer no instante em que o cliente em potencial entra na loja? Cumprimentá-lo com um sorriso no rosto e oferecer-lhe a sua total disponibilidade para ajudá-lo a encontrar o que procura ali, dar instruções de como funciona, mostrar promoções, falar sobre as formas de pagamento acessíveis e ter bom senso para atender sem fazer piadinhas sem graça, gesticular demais, não fazer caretas e atender um cliente por vez, porque ninguém consegue abraçar o mundo sozinho.
Olá Nati!
ResponderExcluirÉ uma relação de dependência, o cliente precisa do atendente para comprar, e o atendente precisa do cliente para trabalhar. Aliás, todas as relações são de dependência. [sorrio]
http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço do Jefh.
Me perguntei o que motivou o post!
ResponderExcluirGostei do seu post. Pois tem funcionários e funcionários. Alguns não tem paciencia, dá para ver que estão de "saco cheio" do serviço, mas se está lá tem que atender bem.
ResponderExcluirOi, passando muito rápido, sem tempo, sabe como é né??
ResponderExcluirTem postagem nova no blog.
Bjos
Gostei do post, as vezes muitos funcionarios não tem paciencia para atender e acabam atendendo mal. Beijão <3
ResponderExcluir@keithpappen
www.detalhesamor.blogspot.com
Bem, eu acho que minha mãe trata bem os clientes dela.
ResponderExcluirEu acho rs
Realmente é uma arte atender as pessoas. Mas olha, em épocas natalinas, já me vi abraçando o mundo (foi caótico, adianto)
ResponderExcluirBeijos
Muito bom post.
ResponderExcluir