desigualdade

Pessoas que ofendem

23:16



Todo mundo ouve todos os dias algo que não gosta, e a pessoa que faz a piadinha super engraçada, que só ela acha, e temos que fazer cara de paisagem por estarmos em locais que não podemos nos alterar muito ou é o nosso empregador. 

Não somos obrigados a ter que engolir essas piadas maldosas o tempo todo, tem uma forma de sair dessas saias justas com educação, por mais difícil que elas sejam. Na maioria das vezes não estamos esperando:

"- Bá, já de manhã tomando água? O final de semana foi bom."
Sendo que a pessoa apenas está com sede por ter caminhado muito rápido de manhã para não se atrasar. E em nenhum momento foi dada tal liberdade para esse comentário que insinua que a pessoa bebeu muito no final de semana e está de ressaca.

"-Ei, morena!
- Tá falando comigo?
- Sim.
- Eu não sou morena, sou negra.
- Não vou te chamar de negra, porque é ofensa. É pejorativo.
- Ser chamada de negra, não é ofensa, é a minha cor e me orgulho disso."

(Conversa entre eu e um cliente que frequentava o estabelecimento quase todos os dias, falava poemas baratos, achando que agradava até que bostejou pela boca e eu não me segurei e falei o que devia. Desde então, nunca mais falou poemas, aparece uma vez por mês e nunca mais falou comigo.)

Ninguém tem o direito de te chamar do que bem entender e nem fazer piadas com o seu tipo de corpo, cor de pele, cabelo, roupas, condições financeiras, maneira que fala, porque tudo na vida tem um limite. E é esse limite que as pessoas tem que saber enxergar e não ultrapassar, porque o meu espaço começa quando o do outro termina. 

Pra quem faz pode parecer super engraçado, mas pra quem ouve e se sente ofendido com aquilo que foi dito é doloroso e dá uma sensação de impotência ainda mais quando não podemos dar uma resposta para aquele abuso acabar naquele momento. 

Não podemos deixar que nos falem a todo momento qualquer coisa como se não tivéssemos sentimentos, nem nos importássemos com as palavras ditas. Temos um coração que pulsa sangue quente, que dói quando ferido. E temos a certeza de que se fosse ao contrário a pessoa que diz não gostaria de escutar. Chumbo trocado não dói!

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com a tua visita. Vou visitar o seu também. Obrigada!

      Excluir

Me diz o que você achou, o seu comentário é muito importante pra mim.
Obrigada!